O “Raide BTT dos Santos” vai na 8ª edição e faz parte do programa da tradicional Feira dos Santos, em Alvito, no coração do Alentejo.

Alvito é pioneiro em eventos de BTT no Alentejo, a meio caminho entre Évora e Beja, vizinha de Viana do Alentejo, Cuba e Vidigueira.

Alvito, com o seu Castelo, os portais manuelinos, e os bons trilhos para BTT, ora circundando barragens, ora descobrindo, das zonas mais elevadas, largas paisagens a sul…

A comissão organizadora do RAIDE de BTT dos SANTOS é constituída pelas entidades (C. M. Alvito, Juntas das Freguesias de Alvito e Vila Nova da Baronia, Proteção Civil Municipal, Bombeiros Voluntários de Alvito, Escola Profissional de Alvito, Agrupamento de Escolas do Concelho), coletividades do concelho (Clube da Natureza, Grupo Desportivo e Cultural de Alvito, Grupo Desportivo Baronia, Ass. Terras Dentro-Projeto ‘Cresce e Aparece’) e indivíduos em nome individual, tendo como objetivo a organização e dinamização do evento em causa. Com o envolvimento de todos é possível levar a efeito este acontecimento que envolve cerca de uma centena de pessoas voluntárias.

Tal como nas edições anteriores, estamos a preparar, com empenho, todo o envolvimento logístico para que possam desfrutar Alvito e para que possamos prosseguir com este projeto, por muitos e bons anos.

Os percursos do Raide serão renovados, com existência de single-tracks (cerca de 7 km), mas de forma a que todos possam participar:

- 25 Kms com guia para um passeio bem agradável;

- 40 Kms balizados para um confortável raide; e,

- 70 Kms também balizados para os mais “duros”…

 Os percursos voltarão a revisitar, não necessariamente por esta ordem, alguns locais emblemáticos da nossa região, como Água de Peixes, Pincarinho de São Vicente e Pedreiras em Viana do Alentejo, Vila Nova da Baronia, Porto Largo, Ribeira de Odivelas, Moinho d’ Azinheira, Sant’ Águeda e, obviamente, Alvito, onde se situarão a PARTIDA e a META no Largo das Alcaçarias (junto ao Rossio), onde estará instalado o SECRETARIADO e se fará o estacionamento das viaturas dos participantes nesta grande festa do BTT.

Para os vossos acompanhantes, estamos a preparar uma CAMINHADA com cerca de hora e meia de duração, de modo a que possam, de seguida, assistir e aplaudir a chegada dos BTTISTAS à META.

Para os vossos filhos, entre os 6 e os 12 anos, voltaremos a realizar a festejada ESCOLINHA DE BTT, onde poderão melhorar a sua técnica e participar numa animada competição final de destreza, dirigidos por técnicos da modalidade.

Disponibilizaremos um local para pernoita no Pavilhão Gimnodesportivo, na véspera, para que possam desfrutar, com calma (como é nossa tradição) o concelho.

Haverá reabastecimentos, lembranças e animação.

A entrega de prémios individuais e às melhores equipas ocorrerá logo após as competições, junto ao local da META.

O almoço-convívio manterá a qualidade gastronómica da cozinha alentejana e será servido no refeitório do Agrupamento de Escolas do Concelho de Alvito pela Escola Profissional de Alvito.

Por fim, mas não menos importante, de realçar o convidado/padrinho do RAIDE de BTT dos SANTOS, MARCO CHAGAS, grande ícone do ciclismo português.

 

Ficamos a aguardar ansiosamente pela vossa VISITA para, TODOS juntos, aproveitar o que a vida tem de melhor, PRATICAR DESPORTO NA NATUREZA. 

 

A Comissão Organizadora

Do RAIDE de BTT dos SANTOS

 

Jorge Bagão

(Técnico Superior Desporto da CMAlvito)